Educar Emoções

A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

 Como comunicar o que se passa dentro de nós? Qual a importância?

O desenvolvimento da Inteligência Emocional permite conhecermo-nos melhor e compreender melhor os outros que nos rodeiam.

Assim, a Educação Emocional tem por objetivo o desenvolvimento de competências e comportamentos que ajudam crianças e adolescentes a fortalecer o seu bem-estar presente e futuro através do seu desenvolvimento pessoal e social.

As chaves para o desenvolvimento e crescimento emocional são a consciência emocional e a autorregulação emocional. Saber identificar e expressar o que se está a sentir e, depois de identificar, aceitar, compreender e saber como lidar com isso de uma forma construtiva.

 

Educar Emoções Mindfulness para crianças

 

Quando começar?

Quanto mais cedo melhor. É nas etapas iniciais do desenvolvimento que se estabelecem as primeiras aprendizagens de relacionamento. A chegada à escola é um momento exigente. O ambiente escolar é o principal meio de sociabilização, muitas vezes, o único. Com a Educação Emocional adquirem competências que aplicam na sua experiência escolar e familiar.

 

Educar Emoções Mindfulness para crianças

 

O que se desenvolve com a Educação Emocional?

A confiança, o otimismo, a alegria de viver, a motivação e a persistência são características naturais da infância. Mas é necessário estimulá-las para que não se percam ao longo do processo de crescimento, à medida que lidam com frustrações e desafios mais complexos.

Em termos práticos, constata-se a diminuição do stress e da ansiedade. Comportamentos que relevam inquietação e indisciplina são substituídos pelo aumento da tolerância às dificuldades.

Aprender a reconhecer as necessidades das outras pessoas permite cultivar a empatia, o respeito, a generosidade. Tudo isto vai repercutir-se em relações sociais mais satisfatórias, maior facilidade no trabalho em equipa e maior capacidade de adaptação a novos contextos sociais, escolares e mais tarde profissionais.

 

MINDFULNESS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

  

 “Mindfulness é prestar atenção de forma particular e com propósito ao momento presente e sem julgamento.  É uma prática isenta e neutra relativamente à ligação a valores e conceitos religiosos e/ou espirituais, traduzindo-se em técnicas de focalização da atenção e estado de Presença.”

Dr. Jon Kabat-Zinn,

Médico, criador do MBSR Mindfulness Based Stress Reduction Programme do Medical Centre of the University of Massacusetts

Educar Emoções Mindfulness para Crianças

 

Mindfulness (Atenção Plena) é prestar atenção à experiência, àquilo que estamos a viver no presente. Pelas competências que proporciona revela-se um importante instrumento de Educação Emocional.

 

Como pode melhorar a vida de crianças e adolescentes?

Os programas de educação baseados na prática da Atenção Plena trazem inúmeros benefícios para a vida de crianças e adolescentes.

À medida que vão praticando, ampliam a sua consciência sobre o que se passa à sua volta e desenvolvem competências que os ajudam a ganhar estabilidade e equilíbrio. Relacionam-se com os outros com maior empatia, generosidade e compaixão.

Aprender a fazer pausas começa a refletir-se na sua vida, ajuda-os a reagir com menos impulsividade e a tomar decisões de forma mais calma e ponderada. Deixam de agir por impulso, observam o que sentem e agem depois dessa tomada de consciência.

Quanto maior é a frequência dos momentos de calma e serenidade mais fácil é alcançarem equilíbrio interior, o que proporciona maior capacidade para lidar com os inúmeros estímulos que predominam na atual vida quotidiana.

A Atenção Plena contribui para a educação de pessoas mais livres e responsáveis que são capazes de gerir melhor a sua vida e de se tornarem mais felizes!

 

Educar Emoções Mindfulness para crianças